No sábado de sol e calorzinho, uma edição especial do tradicional Brique da Vila Belga, dessa vez como parte da programação do evento Conecta Distrito, que ocorreu sexta e sábado na Coop 2036, levou várias pessoas à região do Centro Histórico de Santa Maria. No local, o repertório de vendas estava variado, como sempre. Era possível encontrar roupas, diversas opções gastronômicas e artísticas dos mais de 150 expositores presentes no local. Com início às 15h, demorou um pouco para o público começar a lotar as ruas da Vila Belga para conferir o trabalho dos feirantes. Mas, a partir das 16h, já era grande a presença do público prestigiando o Brique em novo dia.
Leia também
Moda e sustentabilidade: como foi o primeiro dia do Conecta DistritoProjeto leva oficinas circenses para escolas e realiza espetáculos gratuitos em Santa Maria e regiãoCassiano Cavalheiro: Carmo Dalla Vecchia fala sobre paternidade e representatividade na Revista MIXCurso de Artes Cênicas da UFSM promove espetáculos gratuitos
A artista Katia Bohrer, 55 anos, conta que expõe diversos produtos no Brique desde a criação do evento, em 2015:
– Eu digo que estou evoluindo com o Brique. Eu comecei há 3 anos atrás a fazer bonecas para expor aqui. Hoje já faço personagens em pano, pintados a mão, sob encomenda. Como também sou costureira, reaproveito tecidos. Tenho vendido bastante, tem sido excepcional.
A estudante e artista Stefania da Silva Gorski, de 24 anos, expõe no local trabalhos de um projeto artístico que tem com a companheira, chamado Sentir-se Parte:
– São artes que valorizam a vida como um tudo, que trazem reflexões sobre a vida a natureza e a sociedade que estamos inseridos. Expomos aqui desde que voltou a acontecer o Brique, depois da pandemia. O movimento está bom, mas para mim não se compara ao dos Briques no domingo.
Já parte do público achou interessante essa edição no sábado. Para a professora Priscila Crespam, de 37 anos, quantos mais dias de brique, mais ela fica feliz Ela ressalta que o evento traz incentivo à economia circular e ao consumo sustentável.
– Aproveitei para comprar alimentos caseiros, feitos com amor e qualidade, como bolo de rolo. Agora estou vendo a parte artística autoral também, de artistas da nossa cidade. Não precisamos ir no shopping ou comprar produtos importados, temos que valorizar o que é nosso, e isso tem aqui no Brique da Vila Belga.
Leia todas as notícias